terça-feira, 25 de outubro de 2016

Inspiração religiosa na sétima arte

Marcelo Gil da Silva
Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado



Tendo em vista apenas buscar curiosidades, demonstrando a origem da inspiração cinematográfica pelos textos antigos e, aqui em especial, da Bíblia, preparei um breve artigo. Muitas vezes nos deparamos com histórias e, que nem imaginamos de como chegaram até nós. É evidente que roteiristas são inspirados pelas suas percepções de mundo, retratando suas visões. Dentre os quais, muitos são ocidentalizados e com a visão bíblica-judaica-cristã, mesmo que não sejam crentes, mas por todo o mundo em que vivem desde suas infâncias.

No entanto, encontramos também influências de outras crenças, o que nos faz refletir que crenças diferentes ao modelo "ocidental" talvez estejam contando a mesma história por ângulos diferentes. Talvez os mitos sejam fragmentos de uma realidade perdida. Talvez sejam apenas mitos, mas podemos nos divertir com a habilidade dos roteiristas e de todo esse mundo artístico, ao menos aos que apreciam filmes.

Imagem de oarquivo.com.br
Cubo Borg de Star Trek, uma ficção referente ao futuro, em relação à nossa percepção de tempo.

"A cidade era quadrangular, de comprimento e largura iguais. Ele mediu a cidade com a vara; tinha dois mil e duzentos quilômetros de comprimento; a largura e a altura eram iguais ao comprimento" (Bíblia, NVI, Apocalipse 21:16).






Imagem de industriacriativa.espm.br/
Sabres de Luz de Star Wars, uma ficção referente ao passado, em relação à nossa percepção de tempo. 

"Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida" (Bíblia, NVI, Gênesis 3:24).







Cartaz do filme Avatar
(imagem de fandomfollowing.com)
Avatar tem personagens com semelhança a Krishna, conforme crenças hindus, na qual Krishna é um avatar do Deus Vishnu, que conforme a tradição hindu, avatar é manifestação corporal de um ser, entendendo-se como encarnação.







Representação de Krishna
(imagem de refutandooateismo.wordpress.com)
O filme demonstra o que seu nome representa, que é a manifestação corporal dos alienígenas (no caso, os humanos) nos corpos semelhantes dos próprios nativos na lua fictícia na qual se passa a história.














Claramente não se resume apenas aos exemplos curiosos que mencionei, mas que fique uma amostra para entretenimento e reflexão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário