domingo, 30 de outubro de 2016

Diabo x Lúcifer

Marcelo Gil da Silva
Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado



Extrato do Precônio Pascal (Praeconium Paschale - Exsultet), na qual percebemos a utilização da palavra latina "lucifer". Fonte: PapalMusic 

Comumente vemos uma associação entre o ser maligno denominado diabo e o nome Lúcifer. Porém, não há uma fundamentação bíblica para isso. Também é necessário se ter cuidado com a espiritualização de textos bíblicos, pois torna-se necessária uma busca pela interpretação considerando os contextos. Podemos tomar uma história bíblica e propor uma analogia com algo de nosso cotidiano a fim de termos uma aplicação prática em nossas vidas, mas ao transformarmos a analogia em verdade, terminamos por mudar o sentido da mensagem, ou seja, perdemos totalmente a essência.

São Lúcifer (cieliparalleli.com)
No texto bíblico no capítulo 14 do livro de Isaías, encontramos um relato a respeito de um rei babilônico conquistador, com uma característica soberba, até pela comparação com a estrela da manhã, que acreditamos ser nosso planeta vizinho Vênus. Obviamente um complexo de grandeza, um tanto exagerado. Na tradução latina, conhecida como Vulgata, amplamente utilizada pela Igreja Católica Apostólica Romana até tempos modernos, há a palavra lucifer, porém como substantivo, na qual podemos traduzir como portador da luz. Não há nenhuma evidência de referência ao que conhecemos como diabo.

Claro que conheço defensores dessa tese, de que lucifer é o Lúcifer, por sua vez, um nome bonito do diabo e, que o diabo é o anjo caído, por sua vez, o inimigo de Deus, como também o inimigo da Humanidade. E conhecendo os argumentos deles, falemos então a respeito do capítulo 28 do livro de Ezequiel, que dentro do contexto, expõe-se a respeito de outro rei soberbo, se referindo à Tiro, uma cidade assíria.


Igreja de São Lúcifer em Cagliari, Itália
(Imagem de web.tiscali.it)
Já no livro de Apocalipse, capítulo 22, Jesus é a estrela da manhã. Uma grande exaltação, o que pode ter inspirado na região do Mediterrâneo, na Antiguidade, ser comum pessoas com o nome Lúcifer, já que seu significado em Latim é portador da luz, um nome bonito. Inclusive existiu um bispo cristão, que veio a ser reconhecido como santo pela Igreja Católica Apostólica Romana, o São Lúcifer e, também, no sul da Itália, há a Igreja de São Lúcifer.

Obviamente, devido a essa confusão entorno do nome Lúcifer, alguém aparecer com esse nome pode despertar uma certa inquietação, mas é bom saber a origem do nome e, que não foi diabólica.






Referências:

Bible Hub. Versão Hebraica. Disponível em [http://biblehub.com/]. Data de acesso: 30 Out 2016.

Bíblia Online. Nova Versão Internacional. Disponível em [https://www.bibliaonline.com.br]. Data de acesso: 30 Out 2016.

Bíblia Online. Nova Vulgata. Disponível em [https://www.bibliaonline.com.br]. Data de acesso: 30 Out 2016.

BÍBLIA, Português. Bíblia sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário