quarta-feira, 1 de julho de 2015

A conspiração legal dos grupos de poder

O episódio da Vinha de Nabot, na qual encontramos o relato bíblico em 1 Reis 21, é rebatido pelas denúncias do profeta Isaías (Isaías 5:8,9) e do profeta Miqueias, à classe latifundiária opressora de Israel e Judá. Um episódio que retrata uma amostra do que acontecia com a terra dos camponeses pobres e, a conspiração para oprimi-los.

O episódio da Vinha de Nabot, em 1 Reis 21, retrata um exemplo de muitas injustiças sociais acontecidas nos reinos de Israel e Judá e, não muito diferente das injustiças em outras épocas da história humana. Vemos um caso de um governante sedento em possuir mais, à custa do trabalho do povo, neste episódio, à custa de um produtor de uvas, dono de uma vinha.

Esta ambição do governante estava em desacordo com a Aliança no Sinai, na qual tem como proposta a repartição das terras entre as famílias, de forma que houvesse a igualdade entre as pessoas, através também de uma ajuda mútua e um trabalho comunitário. Assim, conforme descrito 1 Reis 21:11-13, o governo, juntamente com as pessoas mais influentes, a elite social, em acordo com a religião, ao menos à interpretação tendenciosa da mesma, busca condenar o dono da vinha de forma caluniosa, observando o cuidado desse grupo de poder em se ter duas testemunhas, pois para se ter a sentença de morte era necessário duas ou mais, conforme Deuteronômio 17:6.

Vemos assim um esquema de governo, elite social e religião, trabalhando juntos para ter cada vez mais posses e oprimir cada vez mais o povo. Neste caso, Nabot foi “assassinado”, porém de forma legal, através da conspiração entre o governo, elite e religião. Também, se referindo à opressão generalizada, havia a cobrança excessiva de juros ao produtor, tendo como consequência a perda de sua terra para os credores, ou mesmo que esses produtores, em crise, possivelmente por perdas no plantio, vendiam suas terras para pagar as dívidas, resultando numa só consequência: a formação de grupos de trabalhadores oprimidos e “sem terra” e, os latifundiários. Tal grupo conspiratório tinha o trabalho de se unir para praticar a injustiça e, nesse caso, tratava-se da formação dos latifúndios, justamente o que não deveria acontecer, tendo em vista o projeto de Deus de justiça social e distribuição agrária estabelecida na Aliança do Sinai.

Dessa forma, Isaías denuncia esse tipo de exploração do povo, que cada vez mais se tornava mais pobre à custa de um sistema de opressão, como a formação de latifúndios. Não apenas isso, mas Isaías faz um prenúncio do exílio ao se referir às casas vazias, como vemos em Isaías 5:8,9.

Miqueias também denuncia que aqueles que deveriam proteger o povo, acabavam por serem os próprios agentes da opressão, especialmente os profetas (falsos), que induzem o povo ao erro, escondendo dele a verdade a respeito do projeto de Deus, garantindo assim a continuidade do sistema que favorece o grupo de poder, como percebemos em Miqueias 3:5. Além, Miqueias fala do engano que é acreditar que Deus protegerá o país incondicionalmente, apesar das injustiças praticadas e que nenhum mal ocorrerá, pois também, como Isaías e outros profetas prenunciam o fim do país, o exílio e a destruição, como se vê em Miqueias 3:11,12.

___________________________________________

1 Reis 21

E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.
Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha.
Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita.
Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo.
E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara.
Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo.
Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu.
E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto.
E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.
Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo:
Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la.
E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue.
E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.
Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel;
E farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías; por causa da provocação, com que me provocaste e fizeste pecar a Israel.
E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade, os cães o comerão; e o que morrer no campo as aves do céu o comerão.
Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.
Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente.
Então veio a palavra do Senhor a Elias tisbita, dizendo:
Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.

Isaías 5:8,9

Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e fiquem como únicos moradores no meio da terra!
A meus ouvidos disse o Senhor dos Exércitos: Em verdade que muitas casas ficarão desertas, e até as grandes e excelentes sem moradores.

1 Reis 21:11-13

E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara.
Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo.
Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.

Deuteronômio 17:6

Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá.

Miqueias 3:5

Assim diz o Senhor acerca dos profetas que fazem errar o meu povo, que mordem com os seus dentes, e clamam paz; mas contra aquele que nada lhes dá na boca preparam guerra.

Miqueias 3:11,12

Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.
Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque.
___________________________________________


REFERÊNCIAS

BÍBLIA, A. T. Português. BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

Bíblia Online. Acesso em: [https://www.bibliaonline.com.br]. Disponível em: 27 Jun 2015.

MATOS, Givaldo Mauro. ESTUDOS NO AT: Os Profetas. Dourados: UNIGRAN, 2014. 102p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário