terça-feira, 7 de julho de 2015

Meio ambiente e justiça social na ótica do Papa Francisco

Nada mais natural na atualidade do que a discussão a respeito do meio ambiente e, é claro, a continuidade do discurso "justiça social", tema que repercute desde a Antiguidade, em tempos na qual a sociedade israelita se transfere de uma vida semi-nômade a de assentado, tendo assim a necessidade de toda uma formação legal para garantir os direitos das famílias, como suas dignidades.

Vale citar a respeito do Santo Padre, Francisco, o Papa da Igreja Católica Apostólica Romana, cujo nome de nascença é Mario Jorge Bergoglio, mas adotando o nome Francisco, que significa "livre", em homenagem a Francisco de Assis, por sua vez também tinha outro nome de nascença, Giovanni di Pietro di Bernardoni.

Francisco, o dos dias atuais, fez uma Carta Encíclica, a Laudati Si', cuja tradução do latim "Louvado Seja", remete à interpretação do ser humano estar conectado à Natureza, tendo em vista ter sido feito a partir dela, como menciona o autor, referindo-se ao livro bíblico de Gênesis.

A carta aponta sobre a responsabilidade dessa geração em colocar na pauta política e econômica o compromisso de defesa ambiental, assim como a justiça social, tendo em vista que muitos recursos e, de forma exagerada, como aponta Francisco, são utilizados de forma indiscriminada por uma pequena parcela da humanidade, a ponto de deixar grande parte dessa humanidade sem os recursos necessários à sua sobrevivência.

Francisco aponta que muitos dos danos ambientais se deram pela excessiva industrialização e grande utilização dos recursos do planeta, por parte dos países ricos, por sua vez, são ricos através desses danos, em detrimento de nações mais pobres e, para se acertar as questões ambientais, a proposta dessas nações mais ricas e grandes responsáveis pelos danos é repartir a conta com toda a humanidade, pesando mais, obviamente aos mais pobres.

Esse discurso, pautado na razão, estabelecendo a importância da família humana é comentado em algumas nações, como nos Estados Unidos, por ultraconservadores neoliberais, de forma negativa, acreditando ser um discurso comunista ao estilo "cortina de ferro", mas a Laudati Si' é mais profunda e direta, simplesmente apontando a necessidade de mudança na relação humana dentro da humanidade, como com o meio em que vive.

Em geral, há uma abordagem de diminuição do consumo, tendo em vista todos terem responsabilidade, uma vez que o consumidor controla o processo industrial, por sua vez, a utilização dos recursos naturais.


Referência:

Francisco. LAUDATO SI'. Libreria Editrice Vaticana. Vaticano: Santa Sé, 2015, 88p. Disponível em:[http://w2.vatican.va/…/papa-francesco_20150524_enciclica-la…]. Acesso em: 28 Jun 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário