domingo, 5 de julho de 2015

A possibilidade de restauração num sistema de opressão

Os profetas descritos no Antigo Testamento da Bíblia sempre denunciaram a opressão que atingia o povo, dentro de sua própria sociedade, como a ruína e submissão às nações estrangeiras. Encontramos, por exemplo no livro de Jonas uma mensagem central, que em resumo: misericórdia, perdão, arrependimento e restauração. O livro dá uma atenção aos opressores, ou seja, os promotores da injustiça, de forma a compreendermos o poder e a sabedoria de Deus, sabendo-se que ele não é um Deus que deseja o mal ou que o promove, mas que esse mal é consequência das próprias ações humanas, tendo em vista os acontecimentos da destruição de Israel e Judá, os exílios e os cativeiros, assim toda nação que seguir o mesmo caminho de prosperar através da injustiça, com as práticas da opressão aos mais fracos e tudo mais, terá destino semelhante.

Vemos que a aplicação nos dias de hoje é que a mensagem de esperança e o perdão de Deus se estendem para todo o ser humano, mesmo que seja ao opressor. Como humanos, deixamos sentimentos de ódio e mágoas tomarem conta de nossos corações, porém, se verdadeiramente estivermos comprometidos com Deus, teremos a verdadeira espiritualidade e, ainda que num primeiro momento não entendamos, podemos deixar que o Espirito de Deus aja e nos faça frutificar, que nada mais é que colocar em prática o projeto de Deus à humanidade, que é amar a Deus e o próximo como a si mesmo.

Também é importante levar em conta, que muitas pessoas participam de uma situação em que estão inseridas do lado opressor sem se darem conta, o que nos remete a compreender que o sistema, ou seja, o mal é o verdadeiro inimigo da humanidade, sendo que a consequência de insistir com a prática de injustiças e, por sua vez se distanciar dos planos divinos, não adiantando ter uma vida aparente de devoção a esse Deus, será a ruína, porém, se deixar de praticar o mal, a injustiça e, convertendo-se assim desse caminho de opressão e tristeza, terá o perdão do próprio Deus e haverá a felicidade.


REFERÊNCIAS

BÍBLIA, A. T. Português. BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

MATOS, Givaldo Mauro. ESTUDOS NO AT: Os Profetas. Dourados: UNIGRAN, 2014. 102p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário