quinta-feira, 9 de julho de 2015

O "culto vazio" x espiritualidade autêntica

Sempre se faz necessário lembrar o que realmente agrada a Deus, pois a fé se inicia, muitas vezes genuinamente, mas com o tempo vai se institucionalizando e formando um sistema tradicional, atrelado também à cultura e história do povo que a pratica, a tal ponto de termos uma religião rígida, na qual não corresponde a verdadeira espiritualidade.

Zacarias, como os demais profetas, ensinavam que a verdadeira espiritualidade é praticar a justiça social, alertando que não agrada a Deus o “culto vazio”, ou seja, apenas seguir os ritos de forma tradicional e práticas tidas como espirituais, a exemplo do jejum e, continuar a ferir o próximo, seja pela opressão direta, seja pela inação.

Assim, o profeta Zacarias atentou para o fato que o culto, as ofertas, sacrifícios, rituais tradicionais, como o próprio jejum, não são suficientes, pois fica implícito que todas essas coisas são artificiais, que o ser humano pode fazer por fazer. Porém a prática da religião se torna uma espiritualidade autêntica quando se toma atitudes em favor da promoção da justiça social.


REFERÊNCIAS

BÍBLIA, A. T. Português. BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

MATOS, Givaldo Mauro. ESTUDOS NO AT: Os Profetas. Dourados: UNIGRAN, 2014. 102p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário