quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A força geradora da economia

Marcelo Gil da Silva

Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado


O Sermão na Montanha. Óleo sobre tela de Jan The Elder Brueghel
Imagem de niceartgallery.com
O sal na Antiguidade e, especialmente no período de Jesus, era um dos itens mais valiosos, inclusive os soldados romanos (exército que ocupava a Palestina nesse tempo) eram pagos com sal, daí o termo salário. Sal era para as pessoas contemporâneas de Jesus, sinônimo de capital.

Jesus é a personificação da justiça, da fraternidade e, de todo o projeto de Deus anunciado no Antigo Testamento e reafirmado no Novo Testamento, de construção de uma sociedade justa e fraterna. Porém, sempre houve uma tensão entre ricos e pobres, na qual os de situação mais cômoda, terminavam por provocar ou colaborar com a opressão aos mais pobres. O lucro dos comerciantes, como o capital, era algo distante dos que proporcionavam essas riquezas numa sociedade desigual.

Jesus encoraja no capitulo 5 do livro de Mateus, a classe trabalhadora e, especificamente em Mateus 5:13, ao chamá-los de sal da terra, é como dizer: Vocês são o capital da economia (lembrando ser uma sociedade com base agropecuária, ou seja, da terra). Enfim, uma preciosidade e fundamental para mover a economia, o que chamamos hoje, capital humano e, que estes, os trabalhadores é que são o verdadeiro capital, ou o sal, como naqueles tempos de Jesus. Se o sal tornar-se insípido, ou seja, ser misturado com areia, por exemplo, não se pode mais aproveitá-lo. Se o os trabalhadores, que são o capital humano, se corromperem, de nada mais prestarão, corruptos, serão lançados fora e pisados pelos homens, como percebe-se em Mateus 5:13.

Extraindo a interpretação a partir do texto ou a partir de sistemas, sempre é necessário uma visão dentro do contexto, considerando além do idioma, a quem o texto é dirigido, como também todo o cenário cultural, socioeconômico e político, bem como qualquer peça que contribua para remontar o cenário da qual viviam os receptores da mensagem. Outro grande desafio é a interligação desse cenário com o atual, como também o entendimento da atualidade na composição de diversos cenários.

Apesar dos desafios, a construção de uma sociedade com pilares de justiça e fraternidade sempre foram anseios humanos, desde a Antiguidade. A menção à divindade era comum aos antigos, enquanto aos contemporâneos fala-se do esforço humano. No entanto, a convergência refere-se a essa busca, tanto religiosa quanto científica, que leve a Humanidade à imortalidade. Tal busca possui essa tensão, entre opressores e oprimidos, sendo que dentre os oprimidos sempre há os que se levantam contra a opressão. No caso do Cristianismo, a verdade é um levante pacífico e de amor.



Referências

Bíblia Online. Almeida Corrigida e Revisada Fiel. Disponível em [https://www.bibliaonline.com.br]. Data de acesso: 21 Ago 2016.

Bíblia Online. Grego. Disponível em [https://www.bibliaonline.com.br]. Data de acesso: 21 Ago 2016.

Bíblia Online. Nova Versão Internacional. Disponível em [https://www.bibliaonline.com.br]. Data de acesso: 21 Ago 2016.

BÍBLIA, Português. Bíblia sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

BRUEGHEL, Jan The Elder. The Sermon on the Mount.  NICE ART GALLERY. Disponível em [https://www.niceartgallery.com/Jan-The-Elder-Brueghel/The-Sermon-on-the-Mount.html] Data de acesso: 21 Ago 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário