quarta-feira, 29 de junho de 2016

Andar em harmonia

Marcelo Gil da Silva
Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado


Imagem do filme Matrix (1999). Extraído de fatosdesconhecidos.com.br
Paulo, que já foi conhecido como Saulo, da cidade de Tarso, hoje na Turquia, cidadão romano, de família judia, viveu no primeiro século da Era Comum (I d.C.). Erudito das escrituras sagradas, nas quais regiam as leis e costumes judeus, foi também perseguidor da ideologia revolucionária de Jesus Cristo, até que a experiência lhe fez ser um dos maiores propagadores dessa mesa ideologia. Dentre muitos ensinos de grande parte dos livros do Novo Testamento bíblico, encontramos em sua carta dirigida à comunidade cristã da Galácia, uma região hoje também na Turquia, orientações a respeito de caminhar no Espírito ou viver pela carne:

(...) vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. (...) se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos (Gálatas 5:16-18, 22-24).

O Espírito é o espírito de Deus, na qual é a moral divina. Algo como o conjunto dos princípios da realidade de quem ou o que normalmente definimos como Deus. Caminhar no Espírito é conectar-se com tal realidade. Tornar imanente o que é transcendental. Trazer essa realidade a realidade humana.

A carne é o desejo humano, com muito do que é aparentemente bom, mas terminam por trazer consequências maléficas à própria existência humana. Caminhar pela carne é não estar conectado com a realidade divina, por sua vez é não ter a imanência do transcendental. É estar numa realidade sem a realidade de quem ou o que normalmente definimos como Deus.

A compreensão de Paulo a respeito dos ensinos de Jesus Cristo é que aqueles que caminham pelo Espírito, vivem seus frutos, que são: o amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Dessa forma, não estão debaixo das consequências nocivas ao próprio ser humano. Pelo mesmo raciocínio, as duas realidades são opostas, de forma que aqueles que se opõem aos frutos, opõem-se também ao Espírito, por sua vez à realidade do que se entende por divina, sendo também estes contrários ao próprio ser humano, pois se enveredam na realidade destrutiva ao próprio ser humano. Sendo estes humanos, são portanto contrários a si mesmos, vivendo em tristeza, a corrosão de seu próprio ser.

Assim, contrários aos bons frutos, são também contrários às árvores que o geraram e, por sua vez, amigos das más ações as quais destroem o ser humano. Desse modo, contrários às árvores são também aos frutos. O convite de Jesus é que andemos em harmonia, gerando boas coisas, sem que o mal tenha efeito sobre nós e, ainda que sejamos tentados pela desarmonia, continuemos no caminho harmonioso.


Referências

Bíblia Online. Nova Versão Internacional. Acesso em [https://www.bibliaonline.com.br]. Disponível em: 27 Jun 2015.

BÍBLIA, Português. Bíblia sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário