quarta-feira, 4 de maio de 2016

Carne e Espírito

Marcelo Gil da Silva
Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado


É importante frisar que a carne não é ruim em si, mas é através dela que o pecado ganha expressão. Além de encontrarmos as expressões “carne e espírito” no livro de Romanos, também há preciosas informações sobre o assunto em Gálatas, levando-nos a uma compreensão melhor do que significava e significa esse ensino.

Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele (Romanos 8:6-9).

Imagem extraída de meucantinho.org
Paulo ensinava tanto a judeus como gentios, os quais se tornavam cristãos. A afirmação do Evangelho vinha pelos testemunhos, porém, a reafirmação profética do advento do Salvador vem da Lei, pois o próprio Cristo a cumpriu, justificando o ser humano de uma vez por todas. No entanto, a Lei é carnal, pois é algo que depende de nossa humanidade, de nosso esforço e, as obras da carne, como descrito no livro de Gálatas. “Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne” (Gálatas 5:13).

Do ponto de vista “legal” representam proibições, porém, no mesmo livro, os frutos do Espírito representam a sermos guiados pelo Espírito, por sua vez, não mais estarmos sob a Lei. “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5:24). Com tais princípios, a vida pela carne e suas paixões foi crucificada juntamente com Cristo, dando lugar a uma vida pelo espírito, ou seja, deixar o próprio Cristo viver em nós.

Possivelmente a visão de associar a carne com a Lei fazia mais sentido aos primeiros judeus cristãos, no entanto, a essência de mortificar a carne e suas paixões, como viver pelo Espírito reflete da antiguidade até os dias de hoje.


Referência

BÍBLIA, Português. Bíblia sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário