quarta-feira, 11 de maio de 2016

O culto cristão virou apenas um ritual?

Marcelo Gil da Silva
Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado

Batismo de Jesus
(Imagem extraída de literaturateologica.blogspot.com.br)
O Cristianismo é uma religião ritualística, mas é claro que não se resume a apenas isso. No entanto, há dois básicos rituais, sendo o Batismo e a Santa Ceia (Eucaristia). Simbolismo ou conexão mística, é uma tradição desde os primórdios da Igreja Cristã.

O Batismo é a porta de entrada no Cristianismo, que significa arrependimento e "mortificação" da vida anterior, fora dos preceitos cristãos, como também o renascimento para uma nova vida, mas dessa vez, seguindo os princípios de Cristo. Vemos o relato de João Batista, o precursor de Jesus: "E eu vos batizo com água, para arrependimento (...)" (Mateus 3:11).

Última Ceia de Leonardo da Vinci, na Basílica Santa Maria delle Grazie
(Milão, Itália)
A Santa Ceia ou Eucaristia refere-se à participação do corpo de Cristo. De realmente, além do arrependimento e de entrega à vida cristã, de viver essa vida em harmonia com os ensinamentos de Jesus. Um ritual realizado também para que se lembre constantemente disso. "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu, e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo, oferecido por vós; fazei isto em memória de mim" (Lucas 22:19).

O culto cristão então composto tradicionalmente por dois rituais básicos, também inclui celebrações diversas, adorações, orações, ensinamentos, etc., mas dentro de todo esse conjunto, muitas vezes, todas as demais ações não ritualísticas vão ganhando mais forma de ritual, na qual o próprio culto torna-se um grande ritual e, não necessariamente com um conteúdo edificante, como se percebe na afirmação do escritor sul-mato-grossense Olices Trelha, "Não está mais existindo ensinamentos nas igrejas (...)" (TRELHA, 2015, p.44).

Notas

A imagem "Batismo de Jesus" faz alusão ao texto bíblico: "Batizado Jesus , saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele" (Mateus 3:16).

A imagem "Última Ceia", L'Ultima Cena em italiano, ou também na mesma língua como Il Cenacolo, de Leonardo di Ser Piero da Vinci, é um afresco realizado na Basílica Santa Maria delle Grazie, em Milão, na Itália. Faz uma alusão ao texto bíblico de João 13:21-30, na qual refere a Judas está presente. Através do site legraziemilano.it pode-se fazer um tour virtual na Basílica Santa Maria delle Grazie.

O escritor Olices Trelha é natural de Bonito, Mato Grosso do Sul

Referências

BÍBLIA, Português. Bíblia sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

TRELHA, Olices. Experiências na Obra de Deus. São Paulo: All Print Editora, 2015. 105p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário