quarta-feira, 25 de maio de 2016

Como uma igreja pode expressar a Missão Integral na sociedade?

Marcelo Gil da Silva
Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado


Imagem extraída de www.cefraternidade.com.br
Primeiramente á válido atentar para o fato de muitas vezes a igreja não saber o que é Missão Integral e, justamente por não compreender o conceito, age de uma forma mecanizada na tentativa de ir além do espiritual, mas falta o envolvimento real que é a profundidade da Missão Integral.

Missão Integral está atrelada a fé e, a fé vem pela experiência da Palavra de Deus. A questão não é ter a Bíblia como uma referência metodológica, mas ser participante da grande riqueza que é conhecê-la. Assim, a Bíblia, como Palavra de Deus, é a base para a igreja, como é a base para a Missão Integral.

Conforme o pastor e teólogo Valdir Steuernagel, há três coisas fundamentais para o desenvolvimento da Missão Integral: ouvir a Deus; olhar para além da igreja, percebendo a realidade, principalmente do pobre; viver em comunidade (STEUERNAGEL, 2014). Podemos entender que a compreensão de Steuernagel tem sua sustentação em ter a Bíblia como fundamento e, o envolvimento com a comunidade, percebendo suas necessidades, tanto físicas, como espirituais.

Estamos acostumados com o modelo de igreja, normalmente episcopal, por sua vez na verticalização das ações, dessa forma, esperando alguma estratégia denominacional. No entanto, acompanhando o pensamento do pastor e teólogo Ariovaldo Ramos, temos que a Missão Integral é feita por pessoas e não pela denominação, na qual ela é o meio que oferece os instrumentos, como também a denominação não é a igreja, pois esta são as pessoas (RAMOS, 2014). Assim sendo, Missão Integral não é um programa para se seguir métodos, nem é possível uma verticalização, nem mesmo é a realização de ações sociais, mas sim, o envolvimento com as pessoas locais, envolvendo-se com as pessoas, participando da comunidade, partilhando de suas angústias, de seus sofrimentos, de sua realidade, para então levá-las ao encontro com a realidade de Deus, trilhando um caminho pautado na justiça e, conforme a ótica de Ramos, esse caminho é Jesus, na qual levando o conhecimento de Jesus à comunidade, vem a justiça, a consciência de igualdade e solidariedade (RAMOS, 2014).

Acredito que uma igreja pode expressar a Missão Integral na sociedade, buscando se envolver com essa comunidade, não se fechando em si mesma, com a crença que comunidade é apenas as que são igreja, ou mesmo, as que participam da denominação. Esse envolvimento deve ir além do pequeno grupo que compõe a igreja local, para uma participação social, na qual também não é exatamente a ação social, mas partilhar dos sentimentos, das vitórias, das derrotas, das dores, das alegrias. Compreender as necessidades das pessoas, sabendo que as necessidades são diferentes e, mais diferentes em outra comunidade, daí a importância de não se verticalizar sistematicamente.

Tendo em vista Missão Integral ser esse envolvimento pessoal, a igreja local precisa viver esse anseio, na qual ela não é um programa, mas faz parte da essência de vida da igreja, o que fará que a mesma expresse a Missão Integral na comunidade. Basicamente, Missão Integral é a experiência do amor de Deus, que contagia as pessoas a terem esse amor ao próximo e, o próximo é justamente quem está próximo, a comunidade.


REFERÊNCIAS

AGUILERA, José Miguel Mendoza. MISSÃO INTEGRAL. Dourados: UNIGRAN, 2015. 82p.
BÍBLIA, Português. BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

KIVITZ, Ed René; RAMOS, Ariovaldo; STEUERNAGEL, Valdir. COMO UMA IGREJA PODE EXPRESSAR A MISSÃO INTEGRAL NA SOCIEDADE? In. Fórum A Missão da Igreja é Integral. 2014. Disponível em [https://www.youtube.com/watch?v=wzXt5qDXfVU]. Acesso em 29 Set. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário