sábado, 9 de abril de 2016

Projeto de Amor a partir do Antigo Testamento

Marcelo Gil da Silva
Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado



Imagem extraída de tonogospel.com
A Torá, também conhecida como Pentateuco, corresponde aos cinco primeiros livros da Bíblia, no Antigo Testamento e é um grande projeto de amor ao ser humano. Essencialmente em toda a Bíblia vemos uma mensagem central de existência humana, pautada na justiça, reafirmada pelos profetas e personificada em Jesus Cristo. No entanto, uma maneira simples de transmitir essa mensagem é um resgate de sua verdadeira essência, que nada mais é do que o amor, levando em consideração que quem ama, ajuda e nada pede em troca, quem ama, não diminui a dignidade humana, nem age com injustiça, o que em termos práticos significa viver sob um código acima de todos os códigos, que é o amor.

Os códigos antigos bíblicos sempre tiveram a intenção de preservar a vida humana, sobretudo a dos mais fracos. Tais códigos limitaram a ação punitiva a ser proporcional ao mal causado, como leis que colocaram o valor da vida acima da patrimonial, além de medidas ao combate do empobrecimento e melhor utilização dos recursos econômicos, inclusive através de um sistema de perdão de dívidas e o trato para com os trabalhadores. Esse acolhimento e valorização à vida humana estavam implícitos nos códigos legais bíblicos, representando o padrão de amor de Deus para com a Humanidade, como a expectativa de que esse amor seja também da Humanidade para com ela mesma, terminando por ser esse amor dela para o próprio Deus.

Esta leitura da Torá não é comum na maior parte das instituições cristãs na atualidade. Pelo que tenho experimentado, normalmente a Torá é aproveitada extraindo fragmentos para se afirmar alguma tese, nem sempre associada ao contexto. Normalmente, aproveita-se alguns versículos para se ter um sermão que demonstra mais uma ideia histórica, tentando buscar um paralelo com o cotidiano atual. Em alguns casos, a Torá, que está no que conhecemos por Antigo Testamento, é tida como antiga e ultrapassada, mas convenientemente, em algumas comunidades, extrai-se alguns aspectos legais, em detrimento do verdadeiro espírito da lei. Daí a importância de se estudar Teologia, um tema carente em muitas instituições cristãs na atualidade, para se ter a compreensão da mensagem bíblica e a percepção que a lei, descrito nos códigos legais bíblicos, na Torá, reafirmado pelos profetas, personificado em Jesus Cristo, possui seu espírito no amor.


Referências:

BÍBLIA, Português. BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

MATOS, Givaldo Mauro de. TEOLOGIA E DIREITOS HUMANOS. Dourados: UNIGRAN, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário