quarta-feira, 20 de abril de 2016

O livre arbítrio

Marcelo Gil da Silva
Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado



Imagem de juntosabordo.com.br
Livre Arbítrio sempre foi um tema bem discutido na teologia, pois para nós humanos, presos no conceito do tempo e do espaço, como daquilo que podemos perceber ou imaginar, compreender a onisciência de Deus, sendo que não devemos confundir esse aspecto de Deus com a interferência nas decisões humanas.

O fato de Deus ter a onisciência, ou seja, o conhecimento da decisão humana antes de ser concebida, não significa que ele a tome pela humanidade. Nós humanos temos o livre arbítrio de decidir nossos caminhos, mesmo que haja um ser como Deus que tenha o poder de sabê-los antes nós.

A profundidade do tema eu reflito numa simples ideia: Imaginemos em Mato Grosso do Sul, uma pessoa que reside em Dourados e tem a sua vida sem perspectivas, quando outra pessoa se aproxima e o convida para uma vida de paz em Bonito, distante alguns quilômetros dali. Então lhe compra uma passagem e prontamente a pessoa angustiada entra no ônibus, porém, no caminho desce em Maracaju, que fica no caminho. O ônibus vai para Bonito, mas ele decidiu descer em Maracaju. Assim, uma pessoa que recebe o convite para ter uma nova e eterna vida com Deus, tem a sua Salvação comprada por Jesus Cristo e irá para eternidade com Deus, mas pode decidir descer no caminho.


Referência

BÍBLIA , N. T. Português. Bíblia sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário