sábado, 20 de junho de 2015

Misticismo Cristão

A religião enquanto ciência é uma disciplina que se inicia de forma simples e, a cada pensamento vai se tornando com um grau cada vez mais elevado de complexidade, a tal ponto de confundir bons estudiosos.

Nos dias atuais encontramos uma diversidade de situações místicas no seio da igreja cristã, que embora com mais força no meio evangélico, também percebe-se nos meios católicos.

Existe uma "queda de braço" entre o pensamento religioso e o pensamento científico, na qual este último se apoderou do que chamamos de lógica, mesmo que também haja lógica no pensamento religioso. No entanto, o pensamento religioso requer também cuidado, pois a simples crença leva-nos a encontrar as justificativas de nossas teses, de forma a garantir suas realidades, muitas vezes desprezando a verdadeira essência de suas justificativas.

A base da igreja cristã é a crença em Jesus, o homem que dividiu a história ao meio, porém com a fonte teórica na diversidade que é a Bíblia e, ela mais tem servido de apoio para a crença, do que a crença ser apoiada nela. Assim, torna-se necessário os dois pensamentos, tanto o religioso, como o científico, pois a Bíblia não é apenas um relato de fé, mas também uma fonte histórica, que ecoa a experiência de povos antigos, no intuito de se ter lições para vida contemporânea.

A interpretação a partir da fonte não é uma tarefa fácil, tendo em vista a interferência do interpretador ser inevitável, mas pode ser administrada, afim de não se fazer o contrário, que é se ter a doutrina que surge, muitas vezes dos delírios cerebrais, para então se recorrer ao conjunto de livros que é a Bíblia, instrumento de maior impacto em toda a Terra, com o objetivo de se encontrar as explicações para tal doutrina e, embora necessitando de muitas doses de fé para se enxergar a doutrina, fruto da imaginação, dentro da Bíblia, repete-se tantas vezes, com euforia e tecnologia, com uma suposta autoridade e reafirmações, que a doutrina é tida como verdade e, por supostamente estar na Bíblia, ser a verdade incontestável.

Dessa forma, há dois "poderes" típicos do misticismo cristão, basicamente encontrados no lado evangélico da força cristã, que são versões de profecia e revelações, conhecidas pelos críticos de "profetada" e "revelamento". Como "profetada" não é uma palavra usual e "revelamento" realmente não existe, são utilizadas para se referir às falsas profecias e revelações. Assim, profetada é uma suposta profecia que trata-se de uma imaginação fértil e, não de algo com base bíblica, ou mesmo espiritual. Revelamento é de modo semelhante a suposta revelação de Deus, mas também se trata da imaginação.

As consequências são diversas, mas podemos no momento nos concentrar nas pessoas comuns, que não possuem tempo para estudar a Bíblia, ou mesmo sobre muitos aspectos da espiritualidade o do pensamento religioso, nas quais buscam esse conhecimento através dos sacerdotes, que por sua vez, não fizeram a "lição de casa", ensinando suas próprias doutrinas, ou "compradas" de alguma fonte que vem  ecoando tradições dessas doutrinas imaginárias, depois utilizam a Bíblia para justificar tais doutrinas e levam muitos ao erro e, até ao ridículo.

Vale ressaltar a importância e manutenção dos dois sistemas de pensamento, pois engana-se que o pensamento científico é o único racional e seguidor de lógica, pois acreditar é o primeiro passo da ciência, que em nada se move, sem primeiramente ter o início na crença, que através de uma hipótese, ou seja, um primeiro pensamento, geralmente pautado apenas em acreditar, ou seja, na fé, é que se inicia o pensamento científico, por sua vez, uma sequência de métodos para se comprovar ou não a hipótese.

Eis então a questão, para se ter o pensamento religioso como fim e não como início, que é o caso do pensamento científico, invertamos os pólos e partamos do pensamento científico, ou seja, da racionalidade, extraindo da Bíblia as essências, de forma a construir doutrinas a partir dela, e não ela ser o instrumento para tentar justificar nossos delírios. Ainda é uma tarefa difícil, mas é isso que as pessoas esperam dos sacerdotes. A consequência é que o misticismo vai se esvaziando, dando espaço a verdadeira espiritualidade, por sua vez, uma aplicabilidade na vida contemporânea.

A Bíblia como fonte e não como causa, traz a verdadeira essência da vida humana, ao contrário do misticismo cristão, que possui as fórmulas mágicas, com os respectivos sacrifícios para sucesso financeiro, casamento, passar em concurso público, dentre uma série de ilusões, que mais vão se distanciando do Cristianismo do que verdadeiramente o praticando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário