sábado, 27 de junho de 2015

As terras férteis para as teologias contemporâneas

Algumas teologias vão surgindo e ganham expressão diante de uma sociedade, cada vez mais individualista e ansiosa em encontrar suas ciências e convicções, tendo ou não fundamento bíblico ou tradicional. Vejamos, por exemplo, a Teologia da Prosperidade encontra um terreno fértil na América Latina e, especificamente no Brasil devido a alguns fatores. Assim, citemos alguns deles:
  1. A necessidade de uma libertação do sistema de opressão instalado na América Latina, nos quais os povos se encontram explorados e oprimidos pela forma que o capitalismo se desenvolveu no continente. Assim, uma teologia que dá a esperança de obter a prosperidade financeira, vem a parecer uma solução, ainda que superficial, a situação de pobreza e opressão na  América Latina.
  2. A Teologia da Prosperidade possui suas raízes através de leigos, que apesar de seus conhecimentos empíricos, ainda não sustentam a composição de uma teologia racional, criando assim um paralelo teológico com base estritamente na fé e, deixando fundamentos primordiais um tanto de lado. Encontra-se na América Latina, especialmente no Brasil, um quadro similar nas igrejas, em geral com seus líderes não possuindo a formação teológica acadêmica, construindo a teologia através de experiências, sem uma fundamentação genuinamente teológica. Esse quadro é favorável à absorção de “teologias empíricas”.
  3. Temos na América Latina, especialmente no Brasil, o crescimento do pentecostalismo, que possui uma característica do extra-bíblico, de uma aceitação à autoridade profética, o que coloca as pessoas numa situação favorável a receber uma teologia sem a devida fundamentação bíblica e, mesmo teológica, no caso, a Teologia da Prosperidade, com seus aspectos metafísicos, tendem a se encaixar no pensamento pentecostal, tanto às pessoas comuns, como nos líderes, recordando a formação em geral dos líderes descritas no item anterior.
A teologia é construída a partir de um contexto, de uma realidade, assim as diferentes correntes sócio-políticas e culturais ao longo da história propiciaram a evolução, como a formulação teológica. Assim, surgem as Teologias da Libertação, Feminista, da Prosperidade e, qualquer outra, sob as influências dos pensamentos filosóficos da segunda metade do século XIX até meados do século XX.

As diferentes teologias se utilizam da mesma Bíblia, no entanto, chegam a conclusões diferentes e às vezes opostas. O que tais teologias propõem são visões de mundo extra-bíblicos, ou seja, se utilizam de uma hermenêutica a partir de seus próprios fundamentos, utilizando-se da Bíblia pelos seus olhares específicos. Em resumo tais teologias observam a Bíblia, como algo que está numa rua, porém através de diferentes janelas, por sua vez de diferentes casas que estão de frente à mesma rua.

Dessa forma, ocorrem nessas teologias caminhos além da Bíblia, algumas vezes até mesmo se dando mais importância a esses caminhos do que a própria Bíblia, na qual ela torna-se mais um instrumento de justificação teológica, do que o fundamento da fé cristã, como sua mensagem que aponta ao Evangelho, a Salvação através de Jesus Cristo.

REFERÊNCIAS

AGUILERA, José Miguel Mendoza. TEOLOGIA LATINO AMERICANA. Dourados: UNIGRAN, 2015. 88p.

BÍBLIA, N. T. Português. BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário