quarta-feira, 27 de julho de 2016

A prática pedagógica de Jesus

Marcelo Gil da Silva
Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado


Imagem extraída de aulasdaminhavida.com.br
Seguir os passos de Jesus é um assunto muito bem comentado e, muitas vezes tem sido algo que se subdivide em temas para a privatização da fé, mas para a Teologia Prática compreender a pedagogia do Mestre Jesus é um poderoso instrumento para o exercício da fé e cidadania cristã. Através da Bíblia temos uma riqueza de informações para compreender quem é Jesus, como também de suas ações, o que é a base para construção e releitura dessa pedagogia para os dias atuais.

Entendemos também que Jesus fez discípulos, ou seja, multiplicou um pouco de si, de sua essência, de seu ser, em pessoas comuns. Tomou atitudes, se fazendo exemplo, reafirmando seus discursos e a própria Bíblia. Forjou não somente o caráter de seus discípulos, mas transformou leigos em conhecedores e multiplicadores da cidadania do Reino de Deus e sua prática no cotidiano.

O Mestre Jesus contemplou a sua própria história para formar a sua didática, utilizando-se de seu conhecimento das escrituras (Bíblia), da tradição de seu povo, do convívio com as pessoas em seu contexto cultural e temporal, em seu trabalho, em sua formação “escolar”, em sua integração com o mundo, especialmente de sua cidade com o contexto a qual ela existe, com a sua reflexão de si mesmo, como também a sua intimidade com o próprio Deus.

Essa didática de Jesus é um modelo que podemos trazer aos dias atuais, seguindo os mesmos passos, pelos quais podemos ter um aperfeiçoamento da educação secular com a base cristã, deixando sair o Deus que habita em cada um que professa essa fé.


Referências

Bíblia Online. Nova Versão Internacional. Acesso em [https://www.bibliaonline.com.br]. Disponível em: 27 Jun 2015.

BÍBLIA, Português. Bíblia sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário