terça-feira, 29 de março de 2016

Teologia Bíblica: uma interpretação textual

Marcelo Gil da Silva
Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado




Imagem extraída de tiaruthinha.blogspot.com.br
Por séculos temos no Cristianismo uma interpretação bíblica dogmática, construída a partir do desenvolvimento teológico. A medida que a igreja cristã se organizava, havia a necessidade de buscar interpretações, de forma a extrair a verdadeira essência dos escritos sagrados. No entanto, a religião foi se constituindo com base também nas tradições e dogmas, na qual os escritos sagrados tornaram-se material de apoio.

Dessa forma, a teologia foi se estruturando através de olhares dogmáticos e, a interpretação bíblica sendo realizada a partir dos dogmas e das tradições. Assim, sempre a interpretação fica atrelada ao olhar de quem interpreta, tendo em vista se utilizar de uma teologia sistemática, por sua vez, de fora do texto.

A Teologia Bíblica, curiosamente uma ideia recente na igreja cristã, é uma busca a se realizar a interpretação a partir do texto bíblico, tentando não se influenciar com fatores externos, mas ainda é um processo que necessita uma evolução dos métodos e sempre terá a influência do intérprete.

Não obstante, a Teologia Bíblica não elimina a exegese, ou seja a compreensão do contexto, pois é preciso saber o que significa o texto e a quem ele foi dirigido, dentro de seu contexto original, como podemos perceber na palavra “pai” e seu significado na cultura oriental quando se referindo a Deus, remetendo a um paralelo a nós, o que entendemos como “mãe”, devido ao afeto e do zêlo no relacionamento com Deus (JEREMIAS apud CRISTOFANI, 2015, p.61). A Teologia Bíblica é um exercício de compreensão do contexto e de extração de uma interpretação textual para a aplicação cotidiana.


REFERÊNCIAS

CRISTOFANI, José Roberto. TEOLOGIA BÍBLICA. Dourados: UNIGRAN, 2015. 72p.

BÍBLIA, Português. BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário