quinta-feira, 24 de março de 2016

A Origem e Significado da Páscoa


Marcelo Gil da Silva
Teólogo

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) Graduado


Imagem extraída de freedomwaychurch.com
Na antiguidade, um príncipe renegado de um reino próspero mudou o seu destino e o de seu povo. Diante da opressão das classes dominantes, não havia esperança para uma vida fundamentada na liberdade e na justiça. A rotina do trabalho árduo e sem perspectivas de reconhecimento, em nada se assemelhava aos princípios de seus ancestrais.

O príncipe então, retorna do exílio e, inicia uma campanha de mudanças, incitando o povo a rebelar-se ante a opressão, abandonando aquele país em face a fundar o seu próprio, porém, resgatando os princípios de seus ancestrais.

Diante das dificuldades, sendo a de mudar o pensamento daquele que se acostumou a ser o injustiçado, para aquele que é livre e agente da justiça, sendo o percurso no deserto, até um lugar encontrar para o assentamento, o príncipe termina seus dias nessa jornada. Seus sucessores obtém êxito e fundam um novo país, com um código legal fundamentado na valorização ao ser humano e, propiciando uma unidade incomum diante dos seus vizinhos.

"Pessach", em hebraico, traduzido como Páscoa, é a passagem de uma vida oprimida para uma vida de liberdade com base na justiça. A tradição da história desse príncipe é contada pelo povo hebreu, por sua vez, o judeu e, nesse panorama, vem o messias, o salvador, o libertador, personificado em Jesus, o Cristo, pelo qual é portal de saída da opressão para a entrada numa nova vida de liberdade. Jesus, o Cristo, é a personificação da justiça, na qual nesse contexto, ele é a passagem, ele é a Páscoa.


Referências:

BÍBLIA, Português. BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. Ver. Revista e Atualizada no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

Bible Hub. Glassport, PA, EUA. [http://biblehub.com/hebrew/pesach_6453.htm] Data de acesso: 19 Mar 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário